sábado, 21 de abril de 2018

Vacinação contra gripe H1N1 começa nesta segunda (23) em Senhor do Bonfim


A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe terá início no dia 23 de abril e vai até 1° de junho. A imunização vai assegurar proteção contra os três subtipos do vírus de maior incidência: H1N1, H3N2 e Influenza B.

A meta da Secretaria da Saúde de Senhor do Bonfim é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários, até o final da campanha, no dia 1º de junho. A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.

A iniciativa será voltada principalmente para idosos com 60 anos ou mais idade, gestantes, crianças com idades entre seis meses e cinco anos, trabalhadores da saúde rede pública ou privada, professores da rede pública ou privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clinicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas , população privada de liberdade  e funcionários do sistema prisional.

Segundo a Secretaria de Saúde, as doses estarão à disposição dos grupos prioritários em todas as unidades de saúde do município “O objetivo da Campanha é reduzir o índice das infecções respiratórias evitando as complicações e morbimortalidades nos pacientes acometidos”, disse a coordenadora de Imunização do município, Luciana Souza.

O Dia D, quando há maior mobilização para vacinação, está marcado para 12 de maio. A vacinação acontecerá em todas unidades de saúde. Na sede haverá três estandes de vacinação: Praça do Hospital Dom Antônio Monteiro, Calçadão da Juviniano Duarte e, na Praça Simões Filho (Praça do antigo Colégio Izabel de Queiroz).

SINTOMAS

Febre alta, nariz entupido, coriza, obstrução nasal, falta de apetite cansaço e dor no corpo, se não tratada pode trazer complicações como pneumonia. A vacina é a estratégia mais importante para evitar a doença.
Algumas dicas são importantes para evitar a transmissão da gripe e de outras doenças respiratórias: evitar locais e ambientes fechados, lavar as mãos com frequência, principalmente antes de comer; usar lenço descartável para a higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir não compartilhar objetos pessoais (copos, talheres, etc.), e outros.
A alimentação saudável e equilibrada é muito importante também para evitar o desiquilíbrio do organismo, que leva a baixa imunidade, e nos deixa acessível a doenças em geral, inclusive ao vírus da gripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário