sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

JAGUARARI>População comemora a chegada da chuva após a limpeza da aguada de Gameleira


Serviço será retomado assim que processos de licitação forem colocados em dia




Na manha desta sexta-feira (16) o Secretário de Agricultura Celso Bonfim, visitou a localidade de Gameleira, onde inspecionou o reservatório com os serviços de limpeza e recuperação foram concluídos. A visita foi acompanhada de perto por populares que externaram a alegria em ver a grande quantidade de água armazenada no reservatório com as chuvas que vem caindo na região durante o mês de fevereiro.

.

“Agradeço primeiramente a Deus e em segundo o prefeito por ajeitar nossa aguada. Antes a gente brigava para conseguir água pra gente e para os animais. Agora temos água pra lavar roupa e principalmente para os nossos animais que sofrem muito durante a seca”, ressaltou o lavrador Bismark da Silva.


Já o lavrador Juvenal João de Menezes, falou que a mais de 10 anos o reservatório não tinha qualquer tipo de cuidado por parte do poder publico.

Somente em 2017 as obras de limpeza e recuperação de aguadas realizadas na zona rural do município beneficiaram 14 comunidades, sendo que em 11 reservatórios as obras foram concluídas e em 3 unidades os trabalhos foram iniciados. Veja a relação das comunidades beneficiadas com o serviço de limpeza e recuperação de aguadas.

Já foram recuperadas as aguadas das comunidades de: Lagoa das Antas, Lagoa do Mateus, Gameleira, Olhos D’Água, Barrinha, Flamengo, Lagoa dos Barros, Outeiro, Volta, Macambira e Catuni da Grota.

Já nas comunidades de Santo Antônio, Juacema e Jacunã os trabalhos foram iniciados e depois paralisados. A continuidade e conclusão dos serviços nestas localidades parou nos dois primeiros meses do ano devido à demora na aprovação da LOA, que impossibilitou a realização de licitações para a contratação de empresa responsável pela manutenção das maquinas e equipamentos e aquisição de combustível.

Segundo o secretário de agricultura, Celso Bonfim, o trabalho de limpeza e recuperação das aguadas foi executado de maneira satisfatória e contou com apoio da população. “A recuperação das aguadas foi uma determinação do prefeito, que solicitou que o trabalho fosse realizado bem feito já que durante o período de seca é esse reservatório que supre as necessidades dos agricultores familiares para consumo humano e animal. A recuperação desses reservatórios é uma das prioridades do prefeito Everton Rocha, que sabe a grande dificuldade do sertanejo durante o período de estiagem. Assim que os processos licitatórios forem feitos poderemos retomar os trabalhos de limpeza seguindo o cronograma até que todas as aguadas do município sejam recuperadas”, concluiu Celso Bonfim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário