domingo, 27 de agosto de 2017

Prefeitura de Senhor do Bonfim promove palestras sobre inclusão social




Seguindo o cronograma de ações alusivas as comemorações da semana da pessoa com deficiência a prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria de Educação – SEMED promoveu, no auditório da UNIVAS, uma série de palestras sobre diversidade e inclusão social. O evento foi aberto com a apresentação da estudante universitária Raiane Felix, portadora de deficiência visual que realizou a leitura de texto reflexivo de autoria de Mario Quintana, intitulado: “Deficiências” que aborda a inclusão social.
As palestras foram ministradas pelo Assistente Social e Educativo do INSS - Jamerson Luiz G. dos Santos que utilizou à temática: Utilização do BPC e suas funções e pelo o Professor Pedro Paulo, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – Mestre em educação- Especialista em Educação de Jovens e Adultos e filosofia contemporânea – Graduado em Pedagogia e filosofia com o tema: Educação Inclusiva – Um desafio para a escola contemporânea. Tendo como público-alvo: professores e coordenadores da rede municipal, pais de alunos atendidos nas salas de recurso do município, representantes da Associação das Crianças Autistas de Senhor do Bonfim – ACASB e do Centro de Atendimento Educacional Especializado Tatiana Morais Santana de Campo Formoso.
Em sua fala a Coordenadora da Educação Inclusiva, Ednalda Alves falou das conquistas alcançadas para as pessoas com deficiência. “Hoje visualizamos conquistas importantes como: a lei brasileira de inclusão de 06 de julho de 2015 e a convenção internacional dos direitos da pessoa com deficiência e seu protocolo alternativo. Porém, precisamos que essas leis saiam do papel e sejam realmente usadas. Não adianta ter direitos e não usufruir. Temos que buscar que a inclusão social seja realmente implantada não só na forma de leis, mas no coração de cada cidadão”, concluiu.
No período da tarde ocorreu a culminância do projeto “Aceitando as diferenças” realizada na Escola Municipal Nívea Seixas encerrando as atividades do dia.
Entre os presentes: a Superintendente Pedagógica, Dulcineia Cândida - representante da Secretaria de Educação, Cristiane Maia, Coordenadora Formadora – Márcia Virginia, a Diretora Pedagógica – Maria das Neves e o vereador Andreilto Almeida.
Programação:
28/08 – Caminhada “Conviver e acolher as diferenças na Terra do Bom Começo”
– Saída da Praça nova do Congresso as 08:30h.
- Apresentação de capoeira e aeróbica inclusiva na Praça Juracy Magalhães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário