quinta-feira, 6 de abril de 2017

Prefeitura de Caldeirão Grande divulga mais uma atração do Aniversário da cidade.



Uma reunião realizada no Salão do Júri do Fórum de Senhor do Bonfim, na manhã desta quarta-feira–feira (5), abordou a importância da destinação de repasse para o Fundo Municipal da Criança e da Adolescência (FMDCA), através da dedução no imposto de renda(IR).
Na prática, a inclusão permite que os contribuintes façam, na declaração do imposto de renda, doações que são integralmente abatidas até o limite de 3% para pessoa física e 1% para pessoa jurídica. O FMDCA destina recursos para desenvolvimento de ações, programas e projetos específicos de atendimento à criança e ao adolescente.
A responsabilidade do fundo é da Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social de Senhor do Bonfim - SADS, e o gerenciamento é do Conselho de Direito da Criança e do Adolescente (CMDSCA). “Para pleitear o repasse, as entidades precisam estar inscritas junto ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e apresentar o projeto para ser analisado pelos membros do conselho”, enfatizou a Superintendente da Política de Assistência Social, Marília Gabriela Carvalho.
O prazo para fazer a declaração e a destinação do IR vai até 28 de abril. “Esta é a chance do contribuinte escolher para onde vai parte de seu imposto e beneficiar diretamente crianças e adolescentes da cidade por meio de projetos ligados à cultura, esporte, lazer, educação e saúde atendidos pelas instituições, disse o agente fiscal da Receita Federal de Senhor do Bonfim”, Adinaldo Lima Neto.
A reunião foi presidida pelo desembargador Emílio Salomão Pinto Resedá, corregedor das Comarcas do Interior e coordenador da Infância e Juventude, que teve ao seu lado, o juiz da comarca de Senhor do Bonfim, Tardelli Cerqueira Boa Ventura, e as juízas Lídia Isabela e Ana Lúcia.
O evento contou com a presença do chefe de gabinete Helder Amorim, representando o prefeito Carlos Brasileiro, secretários de governo, líderes religiosos, polícia militar, contadores, entidades que cuidam do direto da criança e juventude, clubes de serviços e servidores municipais de vários setores da administração.
Sobre o encontro, o desembargador Emílio Resedá, disse: “Vejo que a sociedade de Bonfim respondeu a conclamação, que todos continuem com essa boa vontade - porque estamos cuidado do futuro da vida - , que são nossas crianças de hoje”. Atualmente, o fundo tem disponível em caixa cerca de R$ 20 mil, sendo aptas a receber o beneficio apenas 11 entidades.
Passo a passo da destinação:
1 – Preencha a declaração normalmente, informando os rendimentos, pagamentos, doações, dívidas e bens e direitos.
2 – Caso a “Opção Pela Tributação” mais favorável for “Por Deduções Legais”, ou seja, declaração completa é possível fazer a destinação ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.
3 – Abra a aba “Resumo da declaração” e selecione a ficha “Doações diretamente na declaração – ECA”.
4 – Clique no botão “Novo” para fazer a doação diretamente na declaração. Observação: caso tenha efetuado doações de incentivo como ao Fundo da Criança e do Adolescente ou do Idoso, em 2016, preencha inicialmente a ficha “Doações Efetuadas” antes de preencher a ficha indicada neste passo.
5 – Na ficha “Dados da doação – Estatuto da Criança e do Adolescente” opte pelas seguintes alternativas: Municipal – em “escolher tipo de fundo”; BA – em “selecionar a UF”; Senhor do Bonfim – em “selecionar município” e, por fim, informe o valor a ser doado. Clique em “Ok” após o preenchimento dos dados.
6 – Abra a aba “imprimir” e selecione a opção “DARF – doações diretamente na declaração – ECA”.
7 – Selecione o contribuinte que irá fazer a doação. Depois, selecione “Visualizar” e, em seguida, clique em “Ok” para emitir o DARF.
8 – Após sua emissão, o DARF deverá ser recolhido até o dia 28 de abril de 2017.

-- 


Assessoria de Comunicação
ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim 


Nenhum comentário:

Postar um comentário