quinta-feira, 30 de março de 2017

Empreendimentos solidários da Região do Baixo Sul ganham espaço de comercialização








Os empreendimentos baianos de economia solidária da região do Baixo Sul e do Território Médio Rio de Contas do estado ganharam uma importante ferramenta para o escoamento da sua produção.

Foi inaugurado, nesta quarta-feira 29, no município de Valença, distante 274 quilômetros de Salvador, o Espaço Solidário do Centro Público de Economia Solidária da região. A inauguração foi parte do lançamento da Agenda de Desenvolvimento Territorial da Bahia – AG-TER, também realizado naquele município.

O equipamento busca garantir a comercialização justa dos produtos da economia popular e solidária, agregando produtos de redes de outros territórios.

Inicialmente, o equipamento vai atender 40 empreendimentos. Um deles é o grupo Sabores da Mandioca, da zona rural de Valença, composto por oito mulheres, que produz derivados da mandioca como: beiju, farinha e sequilho.

“Com os cursos oferecidos pelo Centro Público de Economia Solidária, melhoramos os nossos produtos. O próximo passo é a nossa formalização”, explicou Marlene Batista, uma das componentes do grupo.

O vice-governador, João Leão, presente na inauguração, destacou que além de investimentos em grandes obras, o governo do estado tem priorizado o apoio aos grupos e associações produtivas, garantindo a economia local e gerando trabalho e renda.

“É fundamental abrir cada vez mais espaços que garantam a comercialização e a visibilidade dos produtos desse importante segmento da nossa economia’, destacou a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana


Cesol

O Espaço Solidário de Valença é o décimo inaugurado no estado, os outros estão localizados em Salvador (duas unidades), Itabuna, Nova Fátima, Cachoeira, Juazeiro, Serrinha, Monte Santo e Irecê.

Vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol) oferecem aos empreendimentos estudo de viabilidade econômica, assistência técnica gerencial, orientação de acesso ao crédito, assistência técnica em comercialização e marketing, capacitação em áreas afins e assessoria para organização de feiras e exposições.

AG-TER

A Agenda de Desenvolvimento Territorial da Bahia – AG-TER, visa à articulação entre os potenciais projetos que viabilizam o desenvolvimento econômico dos municípios e os agentes públicos e privados mediando à integração de esforços entre atores de diferentes segmentos para viabilizar a implantação de empreendimentos produtivos nos Territórios da Bahia e fomentando a cultura empreendedora, a fim de promover a geração de renda e a melhoria da condição de vida da população.

Participaram do evento os secretários de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner; Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues e a secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, além de reitores de universidades, prefeitos e lideranças locais.







Nenhum comentário:

Postar um comentário