terça-feira, 7 de março de 2017

BONFIM:Membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente tomam posse em Senhor do Bonfim


A Prefeitura de Senhor do Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, promoveu na manhã desta segunda-feira (06), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a Solenidade de Posse dos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA. O ato marca a continuação dos trabalhos direcionados à política de Assistência Social no município.
Em seu discurso o Prefeito Carlos Brasileiro relatou que em sua trajetória política foi margeada por políticas publicas voltadas à criança e ao adolescente. “Deus nos deu a graça para ser secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, e lá, naquela pasta, tinhamos uma missão muito importante voltada à criança e ao adolescente. E pudemos fazer grandes transformações, mesmo que em um mandato pequeno de pouco mais de um ano. Porém os maiores exemplos estão aqui em nossa cidade. Uma pena que alguns dos programas que criamos de 2000 a 2008 não tiveram a atenção devida. Mas com certeza com o trabalho realizado em conjunto com a secretaria de Ação e Desenvolvimento Social esses programas serão retomados, e novos serão buscados e ofertados em nosso município”. Concluiu.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão paritário, composto por membros da Sociedade Civil e do Poder Executivo Municipal. É deliberador, formulador e controlador das políticas públicas voltadas para atendimento à criança e ao adolescente, criada pela Lei nº 4.231 de 29/11 de 1990. Além de formulador das Políticas Públicas, é também atribuição do CMDCA manter o registro das entidades que atuam com crianças e adolescentes, bem como de seus programas e projetos, zelando para que esta ação seja realizada de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A Secretária de Ação e Desenvolvimento Social - SADS, Vera Magalhães, enfatizou a importância da posse dos conselheiros governamentais e não governamentais do CMDCA. “Os conselheiros irão firmar o compromisso de implantar políticas publicas para a defesa da criança e do adolescente. Por isso, o poder público e a sociedade civil, unidos, irão formular projetos para defesa e garantia dos direitos da criança e adolescente”, concluiu.
Novos conselheiros eleitos para o biênio 2017/2018 - Representantes do Poder Público:
1.    Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social: Titular: Vera Lúcia Araújo Marques de Magalhães
Suplente: Layane Souza da Silva
2.    Secretaria Municipal de Educação: Titular: Vandilma Salvador Cabral
Suplente: Luciana Barbosa Cerdeiras
3.    Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Raimundo Alves Guimarães neto
Suplente: Luciana Barbosa Cerdeiras
4.    Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento
Titular: Elizina Guimarães de Carvalho Rodrigues
Suplente: Johnson de Oliveira
Representantes da Sociedade Civil:
1.    ACASB- Associação de Criança Autistas de Senhor do Bonfim
Titular: Jivane Matilde dos Santos
Suplente: Valdirene dos Reis Silva
2.    Obras Sociais da Diocese de Senhor do Bonfim
Titular: Aline Socorro Tavares Neves
Suplente: Tânia Margarete dos Santos Neves
3.    Associação dos Moradores do Bairro Alto da Maravilha de Senhor Do Bonfim
Titular: Ilza Aparecida de Araujo Silva
Suplente: Adalberto Ribeiro da Silva
4.    Comunidade Kolping de Senhor do Bonfim
Titular: Normacleusa da Silva Pereira
Suplente: Marcos de Souza Ribeiro
Os conselheiros terão como principais responsabilidades: • Discutir políticas públicas, articular, mobilizar, estimular, apoiar, fiscalizar e deliberar sobre projetos, questões relativas às respectivas Políticas em todas as suas instâncias, em consonância com seus estatutos e leis;
• Buscar parcerias com os Órgãos Públicos e Instituições da Sociedade Civil visando à execução dos seus objetivos e zelando pelo cumprimento dessas Políticas;
A solenidade contou com as presenças do Vice - prefeito - Zé Antônio, dos secretários de Infraestrutura e Meio Ambiente - Ivan Barbosa, Cultura, Rodrigo Wanderley, de Saúde, Angeli Matos, além dos Vereadores Andreilto Almeida e Reinaldo José.


-- 

Assessoria de Comunicação 

ASCOM - Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim 

Nenhum comentário:

Postar um comentário