terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Caminhada Eles por Elas: população baiana adere ao movimento mundial de ativismo e comparece ao Dique do Tororó



O Dique do Tororó em Salvador ganhou um novo tom na manhã do último domingo (11): a cor laranja. É que ontem a população baiana aceitou o convite do Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), para participar da 1ª Caminhada Eles por Elas.
 
O encontro, que marcou o encerramento dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres na Bahia, contou com a presença majoritária do público masculino, que após o alongamento, ouviu o pronunciamento da Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, sobre a importância do apoio dos homens a esta luta.
 
Olívia afirmou que a Caminhada tem como objetivo convocar os homens a quebrarem o silêncio, já que é preciso ter também o apoio daqueles que não concordam com a violência sofrida pelas mulheres e desejam mudança. Afinal, segundo a gestora combater este tipo de violência deve ser interesse de toda sociedade.
 
A Secretária ainda abordou a cultura do estupro que foi tema da campanha na Bahia. Segundo ela, a culpa de um crime como o estupro não pode em nenhuma hipótese ser atribuída à mulher, e as ideias de que a roupa, o comportamento ou qualquer outro fator influenciem neste tipo de crime não devem ser repetidas pela população.
 
O público caminhou animado ao som MicroTrio, carregando placas com frases pelo fim da violência contra as mulheres, e também envolvido com o ritmo do grupo de percussão Tambores de Búzios.
 
A Caminhada Eles por Elas contou ainda com a presença dos Secretários Estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes e da Cultura, Jorge Portugal; do Presidente da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, Luis Gavazza; e dos Deputados Federais, Alice Portugal, Daividson Magalhães e Amauri Teixeira. 
 
O evento teve apoio da ONU Mulheres Brasil, da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.

Essa foi a última atividade realizada dentro da programação da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres na Bahia, que é uma mobilização mundial, que acontece anualmente, entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, e consiste na luta pelo enfrentamento à violência contra as mulheres. No Brasil, o início é antecipado para o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, configurando assim os 21 Dias de Ativismo.
 
Mais imagens - http://bit.ly/2gsk62h
 
 
 
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário