sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia prestigia projeto “Encontros e Africanidades” em Salvador



Realizado desde o último dia 01 de novembro, marcando o início do mês da Consciência Negra, o projeto “Encontros e Africanidades – Cultura e Empoderamento”, contou ontem (02) com as presenças da Secretária Estadual e da Chefa de Gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Olívia Santana e Karla Ramos, respectivamente.

Realizado pelo Desabafo Social, com direção artística de Monique Evelle e da Relações Públicas Ítala Herta, o projeto arrecada o valor da venda de ingressos para reverter no desenvolvimento de projetos da organização, que atua no fortalecimento da Educação e Direitos Humanos.

Na terça-feira (01), foi realizada uma apresentação do funk carioca “Dream Team do Passinho”, junto a MC Soffia e as Djs Ovelhas Negras, na Praça Tereza Batista, no Pelourinho.

Ontem (02), o evento contou com um debate, conhecido como #NaRoda, na Praça do Candeal. Para abordar o tema “Mulheres ARTivistas em três gerações”, estiveram presentes: a cantora baiana Juliana Ribeiro, a ativista e Produtora Cultural, Mel Duarte, a cantora e MC Tássia Reis, além da Secretária Olívia Santana, da cantora carioca Lellêzinha e da rapper paulista MC Soffia, que tiveram o debate mediado pela jornalista Midiã Noelle Santana, criadora do site Lista Negra.

O objetivo do #NaRoda é convocar adolescentes, jovens, profissionais, militantes e todos que se interessam pelas temáticas que estão em mais destaque e que o coletivo se propõe a trabalhar, tais como: Direitos Humanos; Comunicação; Educação; Empreendedorismo; Relações Raciais; Gênero; Política; Mobilização Social; Cidadania; Saúde; Políticas Públicas e etc.

Para a ativista e Produtora Cultural, Mel Duarte, que lançou seu livro “Negra Nua Crua” em março deste ano, e trouxe agora para Salvador, a ideia é tratar de temas densos através de poesia. Ela, que lançou seu primeiro livro também na capital baiana, há dois anos atrás, ressalta que escreve para todas as mulheres, mas que considera fundamental que sua obra alcance as mulheres negras. Sobre a sua participação no evento, ela acredita que é um momento de somar as artes, propor reflexões e mudanças sociais.

A cantora e MC Tássia Reis explicou que apesar de existirem as diferenças das regiões do país, as situações são semelhantes para a juventude. Segundo ela, o público jovem é presente e tem desejo transformador, mas, precisa ganhar mais consistência para a luta, que é uma das propostas que o #NaRoda ajuda a construir.

A cantora baiana Juliana Ribeiro revelou sua emoção em ver o empoderamento infantil, negro e feminino. Para ela, esse discurso presente na vida das crianças garante ainda mais energia para continuar, pois, é um pensamento que acontecia de forma isolada no passado, e que atualmente, existe de forma coletiva, fazendo com que mulheres possam se espelhar nos exemplos de outras mulheres.

A Secretária Olívia Santana mostrou-se bastante satisfeita em participar do evento voltado para o público jovem, por considerar de grande importância este diálogo, que é também uma das propostas prioritárias da SPM-BA.

Para a gestora, projetos como este revelam que o movimento negro está sendo renovado e vem com uma vigorosa geração na trilha da luta por igualdade, construindo, sobretudo, um caminho com jeito próprio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário