segunda-feira, 18 de julho de 2016

Prefeitura de Jaguarari realizou com sucesso Mutirão de Combate ao Glaucoma.


A Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Clínica Oftalmodiagnose e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, realizou, entre os dias 12 e 14 de julho, o Mutirão de Combate ao Glaucoma. O atendimento foi realizado no Ginásio de Esportes Armando Gonçalves de Almeida, localizado na Praça de Convivência, das 8h às 17h.

O público-alvo do mutirão foram homens e mulheres acima de 40 anos, pessoas com casos de Glaucoma na família, portadores de Diabetes, portadores de Hipertensão Arterial, pacientes com Miopia e pessoas de cor negra.

O evento também buscou chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce no combate à doença. Os pacientes do mutirão receberam atendimento médico, além de consultas e exames oftalmológicos. Nos casos diagnosticados com Glaucoma, os pacientes receberam o colírio para auxiliar no tratamento e, depois de 90 dias, devem passar por uma revisão. Durante o mutirão, foram atendidas 350 pessoas por dia, totalizando 1.050 atendimentos.

Os mutirões objetivam diagnosticar e tratar a doença ainda nos primeiros estágios.  “Estamos intensificando as ações de cuidado com os olhos. O Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível e é preciso o diagnóstico precoce, além do tratamento contínuo para evitar danos causados pela doença”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Izabela Priscilla.  

A DOENÇA 
O Glaucoma é a terceira causa de cegueira do Brasil e a detecção precoce é a melhor forma de combater os danos causados pela doença. Os pacientes considerados com maior nível de risco são aqueles com mais de 30 anos de idade, diabéticos, hipertensos, pessoas com problemas de pressão intraocular elevada, miopia, usuários de corticóides ou que tenham casos da doença na família.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari



Nenhum comentário:

Postar um comentário