terça-feira, 3 de maio de 2016

Oficina de Trabalho que tratará da promoção da saúde da população negra será realizada esta semana em Salvador


Acontece essa semana em Salvador, a partir do dia 04 de maio, a Oficina de Trabalho - Eixos Condutores para a Promoção da Saúde da População Negra na Década Afrodescendente. O evento será realizado até a sexta-feira, 06 de maio, no Fiesta Bahia Hotel.

A abertura será na quarta-feira (04), às 18 horas, no Hotel Fiesta, e contará com o lançamento da revista “Painel de Indicadores em Saúde da População Negra – Década Internacional de Afrodescendentes”. A Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcará presença na cerimônia.

O evento une-se à estratégia de promoção em Saúde da População Negra, que atende a 74% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o DIEESE, assim como os esforços do Ministério da Saúde na Década Internacional de Afrodescendentes, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Assembleia Geral, por meio de sua Resolução n. 68/237, de 23 de dezembro de 2013.

A Oficina de Trabalho será de grande valia para definir um Plano de Ações Estratégicas com vistas à implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN).

O encontro é promovido pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão Estratégica e Participativa, e as secretarias estaduais baianas de Políticas para as Mulheres, da Saúde, e da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) são parceiras do evento.

Década Internacional de Afrodescendentes

Teve início em 1º de janeiro de 2015 e tem fim previsto para 31 de dezembro de 2024. Foi proclamada pela resolução 68/237 da Assembleia Geral, tem como tema: “Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”, proporcionando uma estrutura sólida para as Nações Unidas, os Estados-membros, a sociedade civil e todos os outros atores relevantes para tomar medidas eficazes para a implementação do programa de atividades no espírito de reconhecimento, justiça e desenvolvimento.

O período também é uma oportunidade única de apoiar o Ano Internacional de Povos Afrodescendentes, observado pela comunidade internacional em 2011, além de destacar a importante contribuição dada pelas e pelos afrodescendentes para nossas sociedades e propor medidas concretas para promover a sua plena inclusão, o combate ao racismo, à discriminação racial, à xenofobia e à intolerância.


Ascom SPM-BA
* Com informações do Ministério da Saúde
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário