sexta-feira, 1 de abril de 2016

Prefeitura de Jaguarari realiza a 6ª Conferência Municipal das Cidades.








Com o auditório do Centro Pastoral completamente lotado, foi aberta a 6ª Conferência Municipal das Cidades, nesta quinta-feira (31/03). Coordenada pela Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, foram desenvolvidos trabalhos a partir do tema nacional “A função Social da Cidade e da Propriedade”. O evento foi etapa preparatória da Conferência Estadual e Nacional das Cidades.

O objetivo da Conferência é fomentar a gestão democrática das políticas de desenvolvimento urbano, sensibilizar e mobilizar a sociedade Jaguarariense para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade, propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade para formulação de proposições e realização de avaliações sobre as formas de execução da Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas, dentre outros.

José Roberto, Secretário de Administração e Planejamento, abriu a Conferência agradecendo a presença de todos. Na oportunidade, ele ressaltou a importância do evento. “É nesse encontro que vamos traçar diretrizes para o desenvolvimento do nosso município. Aqui, trazemos nossas críticas para podermos construir uma cidade cada vez melhor”.

A Secretária de Governo, Cleia Queiroz, representando o prefeito Antônio Nascimento, destacou a importância da Conferência como mais um instrumento de participação popular que reúne cidadãos das zonas urbana e rural. “É de grande importância a realização dessa Conferência, pois sem a participação popular não teremos um município forte. Esse evento serve para promover um estudo para aprimorar o desenvolvimento maior para nossa cidade”, disse.

Esse evento contou também com a participação de Sergio Manzione, Superintendente de Mobilidade da SEDUR (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), que iniciou a palestra magna falando dos desafios que os governos municipal, estadual e federal terão nos próximos anos. “Precisaremos, além de manter e ampliar os investimentos em infraestrutura, investir mais e melhor no planejamento urbano para que as cidades se desenvolvam de forma ordenada e sustentável, aproximando tanto quanto possível a moradia dos equipamentos públicos de saúde, educação, lazer e mobilidade.”

Muitas foram as propostas debatidas em grupos: I - Acessibilidade e Mobilidade; II - Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária; III - Gestão Institucional, Conselhos, Economia e Conflitos; IV - Saneamento/ Resíduos Sólidos. Durante a Conferência, foram eleitos ainda os delegados que vão representar o município na Conferência Estadual das Cidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário