terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Jaguarari oferece à população materiais escolares em troca de recipientes descartáveis que favorecem a proliferação do Aedes Aegypt.





Com objetivo de combater a Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, a Prefeitura de Jaguarari, por meio das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente, promoveu, nesta sexta-feira (29), a primeira edição do projeto que troca lixo reciclável por material escolar. A medida visa incentivar a população a acabar com possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypt e, ao mesmo tempo, ajudar no orçamento familiar. Os moradores puderam trocar materiais recicláveis, como garrafas pet, pneus, vasilhas plásticas e latinhas, que estavam jogados em quintais e ruas, por canetas, lápis, cadernos, dentre outros, já que o recomeço das aulas está próximo.


A troca dos itens pelos materiais escolares é feita de acordo com a quantidade entregue no posto de coleta. A dona de casa Maria Conceição, que tem dois filhos na escola, ressaltou que a iniciativa ajudou a aliviar o custo da lista de materiais escolares. “Isso ajuda bastante, pois tudo é muito caro e a gente tem que economizar para conseguir comprar. Valeu a pena o trabalho para recolher os objetos jogados no quintal”, diz.


De acordo com a Secretária de Saúde, Izabela Priscilla, pesquisas indicam que 90% dos focos do Aedes Aegypt estão dentro das casas e que as pessoas sabem o que deve ser feito para combater o mosquito, mas não fazem. “A partir desse quadro, o governo municipal busca reforçar a guerra contra essas doenças por meio da divulgação de informações aos moradores e combate aos focos do mosquito transmissor. Para isso, os profissionais que atuam na mobilização fazem vistorias nas áreas consideradas de risco, percorrendo casas, lojas comerciais e lotes baldios para eliminar os possíveis criadouros do Aedes Aegypti”, disse.


Para o prefeito Antônio Nascimento, a população precisa agir rápido contra o mosquito. "Se as pessoas não se conscientizarem e não ajudarem, teremos uma situação grave. Cada um precisa limpar sua casa, seus quintais, e eliminar objetos que possam se transformar em criadouros do mosquito. Os agentes de Endemias seguem fazendo seu trabalho rotineiro de visitação de casa em casa, orientando os moradores e eliminando os focos de larvas do mosquito transmissor. O combate à dengue é uma ação permanente da Administração Pública e realizada o ano inteiro pelos agentes, mas não podemos esperar apenas pela prefeitura” disse.



Nenhum comentário:

Postar um comentário