sábado, 26 de abril de 2014

Nota de Esclarecimento sobre o caso da menina Jéssica‏


Em virtude de vídeo que circulou nas redes sociais durante essa semana em que uma bonfinense pede ajuda para realizar um procedimento de retirada de pinos em Montes Claros, Minas Gerais, a Secretaria de Saúde do município e a Direção do Hospital Regional vem a público elucidar pontos acerca do ocorrido.
A Assistência Social do Hospital Regional, representada por Andréia Andrade informa que foi procurada uma única vez pela mãe da paciente Jéssica de Jesus, dona Vânia, e que depois a mesma não fez mais contato. Diante da informação de que a moça precisava de uma ambulância e a recusa de ajuda do município alegada no vídeo, a assistente social entrou em contato com o Hospital Irmandade Nossa Senhora das Mercês em Montes Claros – MG onde Jéssica realizou as cirurgias e lhe informaram que não havia nenhum agendamento marcado para o retorno da moça àquele hospital, e sim a recomendação de que ela fizesse o tratamento com ortopedista e fisioterapeuta no município de origem, ou seja, Senhor do Bonfim.
Este fato foi confirmado ontem no Hospital Regional, quando o Diretor Roberto Novaes  entrou em contato com o Coordenador de Ortopedia do hospital de Minas Gerais, Paulo Benutti na presença de D. Vânia, mãe de Jéssica. Dr. Paulo afirmou que o procedimento era simples, ambulatorial e que não deveria ser feito em Minas Gerais, mas no município de origem. Ficou acertado que a remoção dos pinos de Jéssica será feita na próxima quarta-feira (30) pelo ortopedista Henrique Buisine no município de Senhor do Bonfim, com a realização de exames pré-operatórios no sábado (26). O Dr. Henrique Buisine examinou Jéssica ontem (24) e não constatou nenhuma infecção.
A Secretaria de Saúde esclarece que não há nenhuma pactuação entre os Estados de Minas Gerais e da Bahia, não sendo possível a remoção da garota para o município de Montes Claros, que cumpriu somente a obrigação de prestar os primeiros socorros à vítima na época do acidente. Acrescenta ainda que não é necessária a ida da jovem à Salvador, pois em Senhor do Bonfim há profissional da área e estrutura para a retirada dos pinos, sendo vontade da mãe de Jéssica levá-la para outro local. Segundo os moldes da Regulação do Estado da Bahia, nesses casos não é recomendada a transferência.
Na manhã desta sexta-feira (25), a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal acompanhou o Diretor Dr. Roberto Novaes e a Assistente Social Andréa Andrade na visita à casa de Jéssica para confirmar a remoção dos pinos na  quarta-feira. A garota afirmou que faria o procedimento, porém, momentos depois, a mãe da paciente discordou e disse que ela não faria a remoção aqui em Senhor do Bonfim.
Portanto, a Secretaria de Saúde e a Direção do Hospital Regional esclarecem que estão fazendo tudo que está ao alcance para colaborar com a garota Jéssica de Jesus e resolver o seu problema, porém, não há como afirmar se a mesma comparecerá na quarta (30) para realizar a retirada dos pinos. De todo modo, como combinado, amanhã (26), serão realizados os exames pré -operatórios e a equipe estará de prontidão no dia 30 para atendê-la, cabendo à paciente e sua mãe decidirem o que pretendem fazer. 


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário