terça-feira, 8 de abril de 2014

Bonfim vai ganhar nova Faculdade

Postado por Cleber Vieira DRT-Ba.1.989 em abril 7th, 2014
transferir
A Faculdade AGES encontra-se em excelente momento, quando solicita ao Ministério da Educação (MEC) a transformação de faculdade para centro universitário,  motivada pelo cumprimento das normas legais e ministeriais, pois a AGES possui funcionamento regular há 12 (doze) anos, e tem obtido conceito igual ou superior a 4 (quatro) na avaliação institucional externa, no ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Além de possuir 80% do corpo docente em tempo integral, quando o MEC exige mínimo de 20% (vinte por cento), 49% do corpo docente com titulação acadêmica de mestrado e doutorado, quando o MEC exige mínimo de 33% (trinta e três por cento) e 8 (oito) cursos de graduação reconhecidos e com conceito satisfatório obtido na avaliação realizada pelo Ministério da Educação.

A Faculdade AGES nasceu em 2000 com a missão de contribuir para a qualidade de vida e o desenvolvimento da região, através da educação. Atualmente, a quantidade de pessoas que faz parte deste mundo acadêmico, aproxima-se de 7 mil; com previsão para 27, nos próximos cinco anos, com a implantação de novos cursos na sede e inauguração dos seis novos campi na região, sendo quatro no Estado da Bahia e mais dois, no vizinho Estado de Sergipe.
A expansão da marca AGES surgiu a partir de duas importantes e significativas manifestações de interesse: uma, por parte dos representantes e autoridades públicas dos municípios e estados, com oferta de apoio moral ao Projeto AGES; outra, dos estudantes residentes nas cidades ou regiões que abrangem os novos campi, geradas, principalmente, pela dificuldade financeira de muitos para se manterem estudando no município de Paripiranga (BA), como também, pela grande distância para o deslocamento semanal.
Tendo em vista as manifestações citadas, a direção da Faculdade decidiu implantar a AGES nos seguintes municípios:
Araci (BA)
Jeremoabo (BA)
Tucano (BA)
Senhor do Bonfim (BA)
Lagarto (SE) e
Canindé do São Francisco (SE)

Considerando a distância entre Paripiranga (BA) e os municípios citados, a população e quantidade de alunos no ensino médio, temos:
MUNICÍPIO
DISTÂNCIA ATÉ
PARIPIRANGA (BA)
POPULAÇÃO
IBGE 2010
ALUNOS NO
ENSINO MÉDIO
MEC em 2013
Araci (BA)
175 Km
51.651
1.937
Jeremoabo (BA)
130 Km
37.680
1.392
Tucano (BA)
130 Km
52.418
2.219
Senhor do Bonfim (BA)
300 Km
74.419
3.089
Lagarto (SE)
35 Km
94.861
4.263
Canindé do São Francisco (SE)
160 Km
24.686
986
Fonte IBGE 2010, MEC 2013 e Google Maps.
Os dados acima retratam as informações pertinentes ao município em questão, quando levamos em consideração outras cidades próximas a ele, com um raio médio de 150 km, a abrangência se torna ainda maior, aumentando o potencial quantitativo dos campi. Contudo, pode-se arriscar e afirmar que a AGES contribuirá, expressivamente, para o desenvolvimento das cidades polos e circunvizinhas.
Buscando o aproveitamento do egresso ageano para formação do quadro de docentes e técnicos administrativos nessas IES, onde residem os atuais alunos, futuros egressos, a AGES dispõe de políticas de valorização com capacitação em nível de pós-graduação, formação continuada para todos que desejam atuar na docência de cursos superiores, assim como na gestão das unidades com oportunidade de contratação.
Esclarecemos que, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, a implantação dos novos campi está prevista para até o semestre 2015.2, considerando as demandas do Ministério da Educação – MEC.  
Prof. José Wilson dos Santos
diretor-geral
Assessoria de Comunicação
Faculdade AGES

Nenhum comentário:

Postar um comentário