terça-feira, 25 de março de 2014

Depois da denúncia do AP sobre surto na Ilha do Rodeadouro, mais denúncias aparecem


Da Redação
Depois da denúncia de frequentadores sobre o surto de larvas na Ilha do Fogo em Juazeiro e Petrolina, mais informações de pessoas infectadas chegaram a redação do AP. O mais impressionante, que até o momento nenhuma das duas secretarias de saúde se manifestaram sobre o fato.

Veja a matéria:
O Jovem Felipe Silva em um post publicado no Facebook alertou a população do Vale do São Francisco para um possível surto de larva Migrans Cutanea – popularmente chamada de “bicho geográfico”, na Ilha do Rodeadoro, em Juazeiro e Petrolina. Felipe conta que foi infectado pela larva na Ilha do Rodeadoro no dia 01 de março.
Contaminação na Ilha do Rodeadouro no Jovem Felipe Silva
“Estive na ilha com parentes e amigos, ficamos do lado de Petrolina-PE, em uma das cabanas e, como de costume todos descalços a beira do rio São Francisco, tomando banho e nos divertindo nas mesas. Ao chegar em casa, já à noite, senti meus pés coçarem bastante e, no dia seguinte, apareceram às primeiras impressões de que algo estava errado, várias bolhas nos dois pés, a coceira só aumentando até chegar ao ponto de não suportar e ir ao médico para ver o que poderia ser. Fui diagnosticado que tinha sido infectado por um parasita chamado Larva Migrans”, contou.
Infecção da larva na senhora Jailde Maria

Os parasitas ficam alojados no intestino dos animais que eliminam ovos quando defecam. Em cerca de 24 horas, esses ovos se transformam em larvas e, depois de uma semana em contato com o solo, essas larvas se tornam infectantes para o ser humano. Geralmente a larva é encontrada em tanques de areia, parques ou praia, mas podem sobreviver em qualquer lugar que seja úmido e quente.


Fezes de cão na areia

Normalmente, a doença se manifesta em crianças e adultos que entram em contato com a larva ao brincar em gramados, tanques de areia, ilhas ou praias. Em casos simples, o tratamento é realizado com uso freqüente de pomada específica durante aproximadamente duas semanas. Em casos mais graves, os medicamentos são ingeridos via oral pelo paciente.


>O Local é considerado como um dos principais cartões postais do São Francisco.

 
Outros casos envolvendo pessoas contaminadas tem acontecido e afastado visitantes de um dos principais balneário turístico da região. O fato já preocupa barraqueiros. “Se continuar assim, não sei o que será de todos nós. Esse problema vem acontecendo a tempo e ninguém toma providências”, lamenta o barraqueiro Eudes Batista.
A reportagem do AP tentou contato com as secretarias de saúde de Juazeiro e Petrolina e não conseguiu.

Postado por: Ação Popular


Nenhum comentário:

Postar um comentário