domingo, 2 de fevereiro de 2014

O VEREADOR RÊ DO SINDICATO E A AVALIAÇÃO DO MANDATO: UMA POSTURA CORAJOSA E INOVADORA



Em um país onde as avaliações ainda não ocorrem como atitude obrigatória para os homens públicos, a postura do vereador Reinaldo Santana, o Rê do Sindicato, avaliando publicamente o mandato recebido havia um ano, em Senhor do Bonfim, foi um fato marcante para a politica baiana e quiçá nacional.

O que houve de especial neste gesto, que muito nos chama a atenção? Não se tratou, sem dúvida, de uma mera formalidade, visando uma ação de marketing, como se depreende do processo avaliativo liderado pelo vereador que atua marcadamente na zona rural, mas se debruça também sobre as questões urbanas.  Alguns elementos convém sejam aqui enumerados:

1.   Foi convocada a sociedade organizada para uma assembléia especial, comparecendo mais de quarenta líderes de comunidades e associações;

2.   O vereador não se limitou a expor ações e promessas: a assembléia foi participativa, tendo as lideranças usado da palavra, julgando os pontos expostos, e opinando em vista a futuras intervenções do parlamentar;


3.   Apresentou-se uma planilha contabilizando-se todos os salários e diárias recebidos pelo vereador, bem como  os investimentos e gastos, de forma detalhada.

Diríamos que o vereador Reinaldo Santana, com sua atitude, inovou e surpreendeu a todos, passando a ser desse dia em diante uma referência a quantos, portadores de cargos eletivos, se disponham a mostrar para a sociedade, o que se fez em seu nome e em seu favor.

A avaliação realizada nos mostra que há caminhos ainda não percorridos, e que se feitos, ajudam a devolver a confiança ao eleitor na hora de escolher os que por ele trabalharão.  Parabéns Reinaldo Santana. Parabens, Rê do Sindicato!

Paulo Machado

Montreal, 22 de janeiro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário