sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

OITO DE JANEIRO: DIA DO FOTÓGRAFO, INCLUSIVE DIA DE MONACEIS DOS SANTOS


Monacéis Fotógrafo
Nao faz muito tempo, talvez duas semanas, escutava aqui no frio Canadá o noticiário de uma emissora bonfinense, quando o locutor passou a ler uma carta aberta do fotógrafo Monaceis dos Santos. A carta falava de reconhecimento de um erro, e concluia dizendo que aqueles momentos de tormenta passariam. O discurso plangente e esperançoso do autor me animava a enfrentar a neve, o frio cortante, e o desconforto de ir à Universidade naquela manhã. Suas palavras caminhavam comigo no ônibus, no metrô, nos corredores da Universidade de Montreal.

Por várias vezes tenho recordado o discurso ouvido em uma manhã de inverno rigoroso, e sou empurrado a recitar um dos maiores poetas contemporâneos, o poeta chileno Pablo Neruda, que diz em seus cadentes versos:

Se sou amado,
quanto mais amado
mais correspondo ao amor.

Se sou esquecido,
devo esquecer também,
Pois amor é feito espelho:
-tem que ter reflexo.

E mesmo tendo consciência do fato que isolou Monacéis dos Santos da cidade na qual sempre transitou livremente, em seus óculos escuros, movo-me no sentimento de contribuir à recuperação dos seus valores, do seu jeito único de ser, tão bem reconhecido em nossa cidade, de não entregá-lo ao esquecimento. É preciso deixar à lei o papel de juiz, e abrir espaços à percepção do que Monaceis sempre significou de positivo em nossa terra: preocupação com o município, ao qual serve responsavelmente como Vigilante concursado e efetivo; manutenção da memória e da história bonfinenses, em suas fotos antigas reproduzidas e expostas a cada aniversário da cidade; envolvimento nas discussões das grandes questões que têm constantemente marcado a cidade...

Naquela manhã, a voz distante do locutor, ao abrir espaço à fala de Monaceis, deMonaceis dos Santos, de Monaceis Fotografo, confirmava a sabedoria africana, segundo a qual NUNCA SE ESQUECEM AS LIÇOES APRENDIDAS NA DOR. E nos convidava a ver nele, Monaceis, os inúmeros valores que dele ultimamente tem sido esquecidos.

Dia oito de janeiro, foi o dia do fotógrafo. Dia oito de janeiro, Monaceis dos Santos, foi o teu dia! O futuro ainda te aguarda!

__________
Paulo Machado, Montreal, 9 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário