terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Educação: I Seminário do PNAIC acontece no Auditório do Colégio Estadual‏







A manhã desta segunda-feira (09) foi marcada pelo I Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), promovido pela Secretaria de Educação no auditório do Colégio Estadual.
O seminário reuniu professores alfabetizadores das escolas municipais para sistematizar as experiências do PNAIC em Senhor do Bonfim durante o ano de 2013. Segundo a coordenadora municipal do PNAIC, Ana Paula Castro, “esse programa veio para auxiliar os professores e alunos na alfabetização das crianças até os 8 anos de idade. Aqui, no seminário, estão professores de 1º 2° e 3º ano, além de classes multisseriadas, que trabalharam este ano com Português. Ano que vem, será trabalhado a matemática”, explica.
Estiveram presentes à mesa, Custódio Barbosa Neto, representante do prefeito; Eline Lúcia Sobreira, Secretária de Educação; Adriana Longuinho, Assessora da Secretaria de Educação;Viviane do Vale, Presidente do Conselho Municipal de Educação; Lílian Teixeira, Mestra em Educação; Ivânia Freitas, Mestra em Educação;Adailton Costa, presidente da Adesb; Rosa Gonçalves, representando a Secretaria de Ação Social e Lindinalva Pereira, representando todos os professores alfabetizadores.
A secretaria de Educação, Eline Lúcia Sobreira, falou sobre o difícil trabalho de alfabetizar. “ A alfabetização é a parte mais difícil e mais importante, tanto para vocês, professores alfabetizadores , como para os alunos. Quando aquela criancinha chega até nós com os olhinhos brilhando, acreditando em tudo o que a gente diz, temos uma responsabilidade imensa. Vocês, alfabetizadores, são realmente heróis dessas crianças. Parabenizo pelo sucesso do PNAIC e torço para que 2014 o programa tenha ainda mais sucesso”, finaliza.”
Durante a programação, crianças da creche-escola Francesco Galli fizeram uma apresentação de dança e um jogral com o texto “Direitos da Criança” de Ruth Rocha. A aluna da escola de Missão do Sahy,Yohanne, de apenas 6 anos, leu o texto “A Joaninha que perdeu as pintinhas”.
A apresentação foi seguida pelas palestras “Alfabetização nas escolas públicas no século XX” , ministrada por Lílian Teixeira e “Alfabetização nas escolas do Campo multisseriadas”, ministrada por Ivânia Freitas.
A partir das 14 horas, o seminário do PNAIC segue com a seguinte programação:

Debate
14h- Acolhida
14h20min- Deleite (Bolsa do PNAIC)
14h30min- Relatos de Experiências

O PNAIC é um Programa do Governo Federal, em parceria com o Governo Uma Nova Realidade em Senhor do Bonfim, que visa alfabetizar crianças até a idade máxima de 8 anos, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário