sábado, 28 de setembro de 2013

I Feira Municipal / Regional de Matemática é exemplo de criatividade e sucesso‏










I Feira Municipal / Regional de Matemática é exemplo de criatividade e sucesso

A I Feira Municipal/ Regional de Matemática promovida pela Secretaria Municipal de Educação/ Núcleo de Educação Matemática em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), levou os alunos das escolas municipais de Senhor do Bonfim e região a ver a matemática, disciplina tão temida pelos alunos, de uma forma lúdica, divertida, através de situações do cotidiano.
A Feira de Matemática aconteceu durante todo o dia no Núcleo de Esporte e Lazer. Os participantes puderam visualizar diversas formas de utilização da matemática através de projetos dos alunos dos Ensinos Fundamental I e II de 22 escolas de Senhor do Bonfim, e 18 de cidades da região como Filadélfia, Ponto Novo, Itiúba e Campo Formoso.

APRENDIZADO
Ao todo, 40 stands representavam a matemática inter-relacionada com outras disciplinas, a exemplo dos espaços sobre Lixo Tecnológico, Valor Nutricional da Casca de Ovo, Uso da Informática no desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem, a matemática na visão humana, entre outros. Alguns stands representavam a matemática através de jogos e materiais didático-lúdicos, como a barraca do “x da questão”, de perguntas e respostas para os ouvintes, e o espaço “Aprendendo Equação de I Grau de forma lúdica”, onde as alunas do 7º ano da Escola Municipal do Distrito de Estiva, Fernanda Moraes Frazão e Janaína Silva e Silva, ensinavam o cálculo de equação de 1° grau através de um jogo de dados e retângulos de papel. A aluna Fernanda salienta que aprender dessa forma torna a matemática muito mais agradável. “Dentro da sala á matemática é um pouco chata; e com um jogo como esse que criamos, ela já se torna mais fácil e divertida pra aprender. Foi quase um mês pra montar essa forma lúdica de ensinar equação de 1º grau”, comenta.


EDUCAÇÃO ESPECIAL
Durante a exposição, dois espaços chamaram atenção. Um era o da aluna Raiane de Lima Félix, do Colégio Cenecista Isabel de Queiroz, escola convidada a participar do evento. O outro, era do aluno Epifânio Rodrigues Filho do Centro de Educação Inclusiva (CEI), do município de Ponto Novo. Ambos são deficientes visuais e isso não os impediu de apresentarem cálculos em “Geoplano e suas aplicações para deficientes”, com cálculos de grandezas vetoriais, polígonos, áreas simples  e a Fórmula de Pick, provando que a matemática é acessível a todos.

IMPORTÂNCIA DE PROJETOS NA ÁREA

A professora Geisa Cabral, que leciona Matemática para o Ensino Fundamental I da Escola Cândido Félix Martins orientou os alunos no projeto “Aprender Matemática brincando de Mercadinho” através da simulação de algumas compras de “itens” expostos, facilitando operações como adição, subtração, troco e valor monetário.
“Unir o lúdico é importante porque quando a gente traz a brincadeira para a realidade da criança na sala de aula, percebemos um maior empenho em aprender e os resultados tornam-se visíveis”, salienta a professora Geisa.
O Campus VII de Senhor do Bonfim da A Universidade do Estado da Bahia – UNEB, parceira do evento, desenvolve projetos de Feiras de Matemática desde 2006. Esse ano, decidiu apoiar a Prefeitura Municipal para trazer a Feira de Matemática à realidade dos alunos das escolas municipais de Senhor do Bonfim e da região. A coordenadora das Feiras de Matemática da UNEB, professora Alayde Ferreira explica o papel da Universidade neste evento. “Nós ajudamos os municípios a promover essas Feiras Individuais através da submissão de projetos; então, eles são avaliados e os melhores trabalhos participarão da etapa estadual, a 8ª Feira Baiana de Matemática que acontece em novembro em Salvador na Fonte Nova.”

COMPROMISSO
A I Feira Municipal / Regional de Matemática aconteceu graças ao empenho da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo de Educação Matemática do município, além do compromisso da coordenadora Everalda Gomes, que reforça a importância da disciplina mais temida pelos alunos no dia-a-dia. “A Feira de Matemática contribui muito para o desenvolvimento do aluno. A disciplina deixa de ser fria e  temida e passa a ser entusiasmante, saindo  da teoria e partindo  pra prática”, finaliza.
O prefeito Edivaldo Martins Correia, acompanhado da Secretária de Educação, Francylene Fonseca, do secretário de Cultura, Arinaldo Urbano e da Diretora do Campus VII da Uneb, Norma Leite, visitou os stands e ao final parabenizou a organização do evento. “Parabenizo à Secretaria Municipal de Educação, em especial ao Núcleo de Educação Matemática, e também à UNEB, que realizaram essa Feira de Matemática de forma organizada e principalmente criativa. Quero enaltecer principalmente a participação dos alunos e professores, pelo seu empenho e inteligência. Hoje saí daqui aprendendo inúmeras coisas sobre o uso da matemática”, conclui.

 ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário