quinta-feira, 8 de agosto de 2013

SPM capacita equipes para atendimento a mulheres vítimas de violência

Profisisonais das áreas de psicologia, pedagogia, direito, serviço social entre outras, participam da capacitação.


Encontros de capacitação estão acontecendo regionalmente
 governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e organizações parceiras, está realizando uma série de encontros de capacitação das equipes dos Centros e Núcleos Especializados de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência. O objetivo é promover a formação continuada dos servidores, fomentando a instituição de protocolos, procedimentos e normatizações, visando oferecer o atendimento qualificado às mulheres em situação de violência nestes serviços especializados. Os municípios de Salvador, Candeias, Camaçari e Lauro de Freitas já foram atendidos com a iniciativa. 
A capacitação prossegue até outubro, contemplando também os municípios de Serrinha, Coité, Alagoinhas, Capela do Alto Alegre e Feira de Santana; Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Irecê; Valença, Taperoá e Itabuna; Saubara, Maragojipe, Cruz das Almas e São Sebastião do Passé; além de Itapetinga, Vitória da Conquista, Abaíra e Jequié. De acordo com a coordenadora de Ações Temáticas da SPM, Rita Souza, as discussões contribuem para a consolidação da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. “Promovemos um nivelamento sobre as competências e papéis de cada técnico que atua no atendimento às mulheres usuárias dos serviços”, disse. 
Subsídios - Atualmente a Bahia dispõe de dezenove Centros Especializados de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência (CRAMs) e cinco Núcleos. Ainda segundo a coordenadora da SPM, a iniciativa colabora com a construção de indicadores que permitam maior monitoramento, avaliação e elaboração das políticas e ações na área, inclusive agregando equipes de governos municipais constituídas recentemente. Participam dos encontros representantes de entidades parcerias como Universidade Federal da Bahia (UFBA), prefeituras municipais, e outras secretarias estaduais.

Cronograma de capacitações:
20 e 21 de agosto: Serrinha, Coité, Alagoinhas, Capela do Alto Alegre e Feira de Santana - em Feira de Santana;
11 e 12 de setembro: Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Irecê – em Senhor do Bonfim;
24 e 25 de setembro: Valença, Taperoá e Itabuna - em Valença;
26 e 27 de setembro: Saubara, Maragojipe, Cruz das Almas e São Sebastião do Passé - em Maragojipe;
01 e 02 de outubro: Itapetinga, Vitória da Conquista, Abaíra e Jequié - em Vitória da Conquista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário