sexta-feira, 14 de junho de 2013

Marisqueiras e pescadoras de Valença, Canavieiras e Una são beneficiadas com parceria



Mais saúde, capacidade de trabalho e inclusão social. Este é o resultado da parceria entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Bahia Pesca, que nesta terça-feira (11), distribuiu equipamentos de proteção individual a diversas pescadoras e marisqueiras dos municípios de Valença, Canavieiras e Una, no sul baiano. A entrega do material foi bastante festejada pelas beneficiárias da região e contou com a presença da titular da SPM, Vera Lúcia Barbosa, além de organizações parceiras.
A secretária informou que a cooperação entre SPM e Bahia Pesca, que tem o investimento de R$ 191 mil e atenderá outros quatro municípios, possibilita maior visibilidade ao segmento feminino que atua no setor e fortalece a autonomia das profissionais. “Este é o foco da nossa atuação”, disse Barbosa, em Canavieiras, durante o evento que também teve a presença do prefeito local, vereadoras, dirigentes do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).    
Políticas públicas - A Rede de Mulheres de Comunidades Extrativistas e Pesqueiras da Bahia, Anyran Lins, destacou o olhar especial que as populações tradicionais, a exemplo das marisqueiras, têm conquistado no âmbito das políticas públicas nos últimos anos. A iniciativa terá impacto significativo na vida das mulheres atendidas, que passarão a trabalhar com a devida proteção, evitando acidentes e otimizando o tempo das atividades. O material, conhecido como “kit marisqueira”, é composto por vestimenta, luva, calçado emborrachado e chapéu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário