domingo, 2 de junho de 2013

III Conferência da Educação em Jaguarari mobiliza governo municipal e sociedade



 Foi realizada na terça-feira, dia 28 de maio, no Centro Pastoral da Paróquia, a III Conferência Municipal de Educação.
Presentes representantes das escolas das redes federal, estadual, municipal e particular, faculdades, sindicatos, Conselho Municipal de Educação e grupo gestor, bem como representantes de pais de alunos, alunos, servidores de apoio às escolas e conselho escolar. Todos discutindo o tema: O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.
Na oportunidade, o Secretário de Educação, José Antônio, disse ser meta do atual governo é melhorar os números do IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que atualmente em Jaguarari, atingiu o índice de 3.1.
A chegada de novos ônibus para atender o transporte escolar foi um dos destaques na fala do secretário: “recebemos agora um novo microônibus escolar, adaptado para atender as crianças portadoras de necessidades especiais. E outros cinco novos ônibus virão, totalizando 12 ônibus da frota adquirida por intermédio do Programa “Caminho da Escola”, disse.
A Diretora Pedagógica, Valdira Bonfim, atentou para os significativos resultados alcançados na educação em Jaguarari:   “percebemos que as crianças do 5º ano de hoje, são bem diferentes das do passado. Fico feliz em ver o desenvolvimento de crianças, principalmente na leitura, pois que elas, já nos três primeiros anos na escola, apresentam boa desenvolturas nesse aspecto”.
Representado o Prefeito Antônio Nascimento, que se encontra em Sergipe, onde participa de reunião com representantes do Exercito Brasileiro, Antônio Carlos Xavier, Secretário de Infraestrutura, disse ser preciso manter a organização para preparar uma boa educação. 
A III Conferência Municipal de Educação discute quatros eixos, dos sete eixos a serem discutidos pela CONAE (Conferência Nacional de Educação). Assim Jaguarari discute:
-Eixo I = Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação. 
-Eixo II = Educação e Diversidade: justiça social, inclusão, e direitos humanos.

-Eixo III = Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência avaliação condições de participação e aprendizagem.
-Eixo IV = Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

Além de elaborar propostas que serão encaminhadas à Conferência Territorial do Piemonte Norte do Itapicuru, foram apontados dois delegados para a Conferência Estadual: Francisco Pereira da Silva Filho e Mário Alves dos Santos.
Também foram escolhidas dez pessoas para a Conferência Territorial, que será realizada no dia 11 de junho, na UNIVASF, em Senhor do Bonfim, são elas: Francisco Pereira da Silva Filho, Poliana Cavalcanti Duarte, Anísio José Gomes Rodrigues, Erick Naldimar dos Santos, Meirivan Rodrigues do Bonfim Ferreira, Mário Luiz Alves dos Santos, Valsione Pereira do Vale, Maximiliana  Araújo da Silva, Coordenadora Territorial e o Secretário de Educação Municipal, José Antônio.
 Já durante a Conferência Estadual serão escolhidos os representantes da Bahia a participarem da Conveniência Nacional de Educação, a ocorrer em 2014 (CONAE).
 Fotos: Clédson Carvalho 
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari

Nenhum comentário:

Postar um comentário