segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sr. doBonfim- Campanha contra hanseníase e verminoses começa segunda-feira (20)‏

Entre os dias 20 e 24 de maio, o governo “Uma Nova Realidade” através da Secretaria de Saúde realizará a campanha de prevenção da hanseníase e verminoses em estudantes da rede pública de cinco a 14 anos. Com o slogan: “Hanseníase e Verminoses tem cura. É hora de prevenir e tratar”, a campanha tem o objetivo de aumentar o diagnóstico precoce e identificar comunidades com hanseníase e verminoses.

A hanseníase é uma doença infecciosa, que atinge a pele e os nervos dos braços. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de 2 a até mais de 10 anos. A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato. O diagnóstico será realizado com a contribuição de pais, professores e responsáveis, através de formulário com perguntas sobre sinais e sintomas da doença.

A campanha também pretende reduzir o número de verminoses como a ascaridíase, popularmente conhecida por “lombriga”, que causa anemia, dor abdominal e diarreia. Estes parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança.

Os diagnósticos serão encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde.  As duas doenças tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro
Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236
www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário