terça-feira, 21 de maio de 2013

Sr. Do Bonfim- II Conferência Municipal de Educação, aconteceu na Escola de Tempo Integral, Nívea Seixas. (Texto e Fotos:Bamberg)


Secretária de Educação do Município: Fabiana Neves.

Neste dia 21 de Maio de 2013...na Escola de Tempo Integral Nívea Seixas...localizada no Bairro Bonfim III, na periferia da Cidade, considerada área de moradores de  baixo poder aquisitivo, onde predomina o condomínio Residencial da Urbis, Casas Populares....deu-se o referido encontro...A Mesa foi formada por: Secretária Fabiana Veras Marques, o Advogado, Dr. Custódio Barbosa Neto, representando o Prefeito Municipal Dr. Correia, que se encontrava em viagem, o Diretor da Escol Olívio José de Freitas Dantas, representante dos Alunos, Representantes dos Professores, contando com a tradução do intérprete de Libras >Rickson Rodrigues, na Técnica de Som do Alex, Houve entoação do Hino Nacional com imagens em um telão em que aparecia uma Atriz interpretando e traduzindo em libras...Deu-se início a Citada Conferência...em seguida ao som de violão com Moacir e voz de Eva Júlia...foi entoado o hino de Bonfim...ainda com a voz e violão da dupla em questão, outras músicas foram cantadas e tocadas como: “Cidadão -Aquele Edifício Moço”...de Lúcio Barbosa, compositor Baiano, Bonfinense, que mora atualmente em Itapecirica da Serra, que compôs a música em homenagem ao seu tio Ulisses que era pedreiro famoso na Cidade de Senhor do Bonfim, pedreiro esse a quem tive o prazer de conhecer quando contratado por meu pai Mario Bamberg, para fazer uma pequena reforma em nossa casa quando eu era criança, vi e ouvi os feitos do Ulisses que construindo várias casas no entando nunca teve uma para morar...a música teve sucesso principalmente na  na interpretação do cantor  Zé Ramalho...  em seguida foi cantada a música... “Numa Folha Qualquer eu desenho o Sol Amarelo”
Um Artista de Nome: Ailton Ribeiro, do Grupo Aroeira (Teatro) e professor no Teixeira de Freitas, apresentou algumas cenas de trovas específicas, que se somaram as apresentações preliminares dos palestrantes convidados para os três eixos Temáticos da II Conferência Municipal de Educação. Os palestrantes eram: Ivânia Freitas Aurinar Angelim-IF Baiano, Gisele Lemos Shaw, Luzane Ribeiro – SEMEC,  e, Assivânia Lúcia Santos – Uneb.
O PME- Plano Municipal de Educação foi evolvido simbolicamente para a Secretária de Educação para ser rediscutido com a Comunidade com o fim de virar Lei.
Após a apresentação do s palestrantes e desfeita a mesa, foi servido um almoço ali mesmo no refeitório da Escola...diga-se de passagem um refeitório muito espaçoso como mostra a foto.
Após o almoço cada grupo foi para as Salas onde aconteciam as oficinas , sendo elas: Eixo III- Educação, trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente. Tendo como palestrantes o Professor José Aurimar doa Santos S. Angelim (Mestre em Educação Matemática). Eixo IV=Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem...tendo como Palestrante a Professora , Gisele Lemos Shaw (Mestre em Ensino, Filosofia e História das ciências).   E por ultimo o Eixo V = Gestão Democrática, Participação Popular e controle Social. Palestrante= Professora Assivânia Lúcia C. dos Santos (Especialista em Docência do Ensino Superior).
A Tarde também foram feitos Colóquios por Eixos, Divisão de Grupos por coló
quios, Plenária de grupos por Eixos para ajustes das propostas. E Escolha dos relatores dos Eixos. Finaliza-se o Primeiro dia da Conferência.

Texto escrito por: Luiz Bamberg.


























































Nenhum comentário:

Postar um comentário