domingo, 19 de maio de 2013

SPM e lideranças de Itamaraju articulam ações para reduzir violência contra a mulher

Secretária recebeu demandas do município de Itamaraju
Lideranças foram recebidas na sede da SPM, em Salvador

Lúcia Barbosa  informou que a região extremo sul está  entre

uelas que mais registram violência contra mulheres 


A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, recebeu nesta terça (14) lideranças de Itamaraju, a 751 km de Salvador, ouvindo demandas para iniciativas na área de enfrentamento à violência contra a mulher.  O município, cuja população feminina é estimada em pouco mais de 31 mil pessoas, está em 7º lugar entre aqueles com maior taxa de homicídio feminino na Bahia, segundo o Mapa da Violência 2012, ocupando a 27ª posição em nível nacional. No conjunto das pautas está a criação de uma delegacia especializada, que também atenderia a população de Prado e Jucuruçu, por exemplo.
Durante o encontro, a secretária mencionou a necessidade de articular outras ações que possam garantir o funcionamento de uma rede local para otimizar as iniciativas na área, o que inclui a reativação do Conselho Municipal de Defesa da Mulher e oferta de equipamentos e serviços, a exemplo do Centro de Referência de Atendimento de à Mulher em Situação de Violência (CRAM), semelhante ao que já está previsto para Teixeira de Freitas e Porto Seguro. “Itamaraju, assim como os demais municípios da região estão entre nossas prioridades”, afirmou Lúcia Barbosa, diante dos altos índices de violência sexista.
Articulação - De acordo com os vereadores Antônio Portugal, Joscélia Araújo (Ju), Osvaldo Rocha (Vazão) e Paulo Vitor, que participaram da reunião, o próximo passo será a abertura de diálogo com a prefeitura local, na tentativa de sensibilizar para a criação de um organismo governamental, medida que possibilitará a captação de recursos financeiros para o setor, além da realização de uma audiência pública para discutir o assunto com as demais esferas do município de população em geral. Ainda nesta terça-feira os parlamentares serão recebidos pelo titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa.

Contato:
Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres – SPM/Bahia
Assessoria de Comunicação – 71 3117-2818

Nenhum comentário:

Postar um comentário