domingo, 3 de março de 2013

Vitória Bandeira toma posse como defensora pública geral da Bahia



Em sessão solene realizada na noite desta sexta-feira (1), Vitória Beltrão Bandeira tomou posse como a nova defensora pública geral do estado da Bahia (biênio 2013 - 2015) afirmando o compromisso de aprimorar e evoluir o papel social da defesa. "O sistema de justiça é único em nosso estado democrático de direito e deve ser oportunizado a todos. Independentemente de qualquer condição, me esforçarei para que o real conceito de justiça não se resuma ao pronunciamento das instituições públicas que manejam as leis e normas e sim para que ele seja amplo em todos os seus aspectos, principalmene em seu viés social", destacou a nova defensora geral.
Aplaudida por defensores públicos da capital e interior, servidores da Defensoria, amigos, familiares, representantes dos poderes executivo, legislativo, judiciário e demais autoridades, Vitória Bandeira, empossada pelo Conselho Superior da Defensoria, ressaltou ainda que "as metas estão traçadas para a melhoria da estrutura e organização da instituição, como resultado da construção de um projeto coletivo em busca de uma gestão sólida, independente e suprapartidária, comprometida com a ética, democracia e eficiência".
Ainda em seu discurso, afirmou ser preciso ter a percepção de que os desafios e metas assumidos terão sempre como prioridade a identidade desta instituição cidadã com os anseios populares por uma sociedade mais justa e menos desigual. Além da responsabilidade social e do compromisso com os resultados, também argumentou sobre as reais necessidades da Defensoria, dentre eles a extensão do quadro de defensores e melhores instalações. "Cabe agora a execução desse projeto coletivo para que no futuro possamos admirá-lo com a visibilidade e persistência dos defensores públicos da Bahia. Vamos juntos, alcançar os resultados dignos desta instituição democrática", concluiu.
A representante da classe, a presidente da Associação de Defensores Públicos da Bahia - Adep, Soraia Ramos, salientou: "Todos que estão aqui hoje compartilham com os defensores públicos da Bahia mais um momento democrático dentro da nossa instituição. A relação entre a Defensoria e a Adep será sempre pautada no respeito à autonomia. Tenho certeza que haverá um objetivo comum. Temos a compreensão que o fortalecimento do acesso à justiça dos vulneráveis, através da Defensoria Pública, passa pela valorização do corpo de defensores". A defensora Célia Padilha, que ocupou o cargo durante o biênio 2011-2013, agradeceu a todos que fizeram parte de sua equipe, defensores e servidores, e mensurou a gratificante sensação do dever cumprido. "Ações planejadas, projetos idealizados foram visualizados a partir de sua concretização e demonstração da essencialidade da Defensoria e de sua necessidade premente de crescimento e fortalecimento da nossa instituição".
Representando o governador da Bahia, Jaques Wagner, o procurador geral do Estado, Rui Cruz, também fez seu discurso, no qual aproveitou, não somente para desejar boa sorte à nova gestão, mas também para parabenizar Célia Padilha pelas conquistas à frente da Defensoria no último biênio. "Sabemos que o cargo dessa grandeza impõe alguns sacrifícios, mas, sem dúvida, representa uma experiência inesquecível que ficará para sempre na memória de Célia Padilha. Todos nós acompanhamos de perto sua perseguição pelos objetivos tão necessários à instituição. Esforço este que será continuado por Vitória Bandeira. Também sabemos da necessidade da ampliação do quadro de defensores. Esse não é um esforço só da Defensoria e sim um esforço conjunto".
Além dos membros da instituição, também prestigiaram a solenidade o secretário de segurança pública, Mauricio Teles Barbosa; o procurador geral de justiça Wellington Lima e Silva; o secretário para assuntos internacionais da Agenda Bahia, Fernando Schmidt; o chefe de gabinete da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial, Ataíde Lima de Oliveira; a coordenadora de Saúde Ambiental de Salvador, Célia da Rocha; o chefe de gabinete da Secopa, Jorge Nilton, representando secretário Ney Campelo; o comandante geral da Policia Militar da Bahia, Alfredo Braga; o vereador Waldir Pires e demais autoridades.
Breve histórico
Vitória Bandeira constituiu sua carreira profissional no serviço público do estado da Bahia onde passou a exercer a função de defensora pública em 1983. Após atuar em diversas áreas jurídicas e órgãos de execução na Defensoria Pública, em 2001 passou a ser a titular da 2ª Especializada da Vara de Execuções Penais com atuação na Vara de Penas e Medidas Alternativas da comarca da capital. Subdefensora pública geral do biênio 2003-2005, ela também foi membro eleita do Conselho Superior da Defensoria Pública para o biênio 2007-2009. 

Manuela Damasceno
Assessora de Imprensa
Tel.: (71) 3117-6926 / 9605-6533

Nenhum comentário:

Postar um comentário