segunda-feira, 4 de março de 2013

IV Encontro Estadual de Gestores Públicos do Turismo


Em 28 de Fevereiro, o secretário de indústria, comércio e turismo, Valberto Silva e seu Diretor Leandro Lima, participaram do IV Encontro Estadual de Gestores Públicos do Turismo, no auditório do Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

O evento foi realizado pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e a Bahiatursa. Teve como apoio o Sebrae e essa palestra foi destinada aos secretários municipais da pasta do Turismo visando estimular o diálogo entre as entidades e fortalecer as políticas públicas na área.

Nessa edição do Encontro privilegia a discussão acerca dos roteiros turísticos no Estado, onde Bonfim está inserido na região da chapada Norte. Foram apresentadas as estruturas administrativas da Setur e Bahiatursa, e o calendário promocional nacional e internacional do destino Bahia, mas a temática do evento foi focada nas demandas do mercado para a Copa das Confederações, a ser realizada no próximo mês de junho, e a Copa do Mundo de 2014.

Durante a abertura do encontro, o chefe de gabinete da Setur, João Carlos Oliveira, destacou o papel do turismo como vetor de desenvolvimento do país e da Bahia.

“O turismo pode avançar muito, porque é uma das áreas que mais têm condições de trabalhar o desenvolvimento sustentável. Além disso, temos sempre que trabalhar o turismo com foco na geração de emprego e renda e integração da cadeia produtiva”.

Quando os gestores recebem os convites para participar de encontros, vemos que os órgãos de turismo do Estado reconhecem os roteiros produzidos no interior e temos a certeza de que o turismo na Bahia tem um futuro promissor. Depois dos eventos, voltamos para as cidades como multiplicadores e executores das ações do turismo, em parceria com os demais órgãos municipais. Não há gestão a distância. O encontro traz cumplicidade e compromisso, além de sinalizar que o futuro do desenvolvimento do Estado está no turismo.
Discussão - Entre os itens abordados, as ações da Secopa; no interior, roteiros da Bahia; o olhar comercial sobre os roteiros com o turismo receptivo; além do novo olhar para o turismo a partir da economia criativa.
Os participantes ficaram sabendo como participar do II Salão Baiano de Turismo, que será realizado de 10 a 14 de abril.
O debate será sobre Segmentos Turísticos e Roteiros Segmentados: Religioso, Rural e GLBT. As explanações ficarão por conta de Divaldo Borges, do programa de regionalização do turismo promovido pela Bahiatursa, com o tema segmentação do turismo; Padre Manuel Filho (Bahia e Turismo Religioso: Fé e Cultura); Maurício Cony, da Associação Baiana de Turismo Rural, para falar sobre o panorama do Turismo Rural na Bahia; Sérgio Sobreira Araújo, que vai abordar a tendência do segmento GLBT na Bahia.
Para fechar a programação, a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, fala sobre capacitação e qualificação nos destinos turísticos, com o programa da Secretaria do Turismo, que já capacitou mais de 12 mil profissionais desde 2007.
Como o objetivo de fomentar novas formas de geração de renda em nosso munícipios, novos projetos serão elaborados pela a SICT para o desenvolvimento do mesmo.
Já na sexta-feira (01), o secretário participou de um encontro junto com representantes dos municípios da zona da chapada norte com Divaldo Borges na Bahiatursa. Para fortalecer o programa de regionalização do turismo da região.

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Praça Juracy Magalhães, Sn, Centro
Telefone: (74) 3541-8324 | (74) 9971-6236
www.senhordobonfim.ba.gov.br | www.pmsb.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário