terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde de Jaguarari entrega próteses dentárias à pacientes do sistema público de saúde.


Bruno e Equipe, Rogério-prótese

 Para melhorar ainda mais o atendimento nos postos e hospital da Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura de Jaguarari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde está executando uma série de ações que visam assistir de perto e de forma eficiente, os pacientes do sistema público de saúde.

Uma dessas ações foi realizada na segunda-feira (04), no Centro de Saúde das Casas Populares, com a entrega gratuita à população de baixa renda, de mais de sessenta (60) unidades de próteses dentárias. A ação faz parte do programa federal, lançado em 2004, pelo Ministério da Saúde, “Brasil Sorridente”.

Da microrregião apenas três municípios participam do programa: Uauá, Itiúba e Jaguarari.
Gregório José de Souza
Antes de receber as próteses dentárias, o paciente passa por acompanhamento especializado em uma das unidades Básicas de Saúde Bucal, onde o dentista verifica a necessidade de uso da prótese. Só então, de posse do Cartão do SUS, o paciente é encaminhado ao Centro de Saúde da Sede para fase final do acompanhamento.

Feito o molde da prótese, o dentista envia o material ao Laboratório de Próteses, situado na cidade de Juazeiro (Laboratório Rogério Prótese). “Até a prótese ser entregue, o paciente passa em média, por quatro ou cinco consultas. E no prazo máximo de 40 dias, a prótese é entregue”, explica o Coordenador da Saúde Bucal do Município, Bruno Vieira.


Gregório José de Souza, 64 anos, morador do Distrito de Santa Rosa de Lima descreveu o sentimento de ser um dos beneficiados pelo programa: “Estou realizando um sonho. Sofria muito por falta de uma prótese dentária e não conseguia nem comer direito. Agradeço a equipe da Secretaria de Saúde, por trazer esse projeto para Jaguarari”, disse Gregório.

De acordo com Bruno Vieira, “as próteses são de qualidade. E as pessoas terão de forma gratuita toda assistência necessária, caso precisem de ajustes em suas próteses”, concluiu.

Estiveram presentes a cerimônia de entrega das próteses, o Coordenador da Saúde Bucal do Município, Bruno Vieira, a Secretária de Desenvolvimento Social, Cléia Queiroz, além de membros da equipe do Laboratório Rogério Prótese, Drª Gloria Mendes, Cirurgiã Dentista, Marcos Almeida, Protético e Uélton Nascimento, Auxiliar Técnico.



 
Texto: Cosme Bonfim;

Fotos: Clédson Carvalho.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Jaguarari

Nenhum comentário:

Postar um comentário