domingo, 18 de novembro de 2012

ESPIRITISMO - O QUE É O ESPÍRITO SANTO?

 Luiz Bamberg
O QUE É O ESPÍRITO SANTO?


Por volta do ano 380 ou 384 D.C, Jerônimo (São Jerônimo), fora escolhido pelo Papa da época, para fazer a tradução da Bíblia das diversas línguas e dialetos, para uma só,“O Latim”. Tradução essa que ficou conhecida como VULGATA (A Divulgada).

Jerônimo se isolou em uma gruta, por um período de um ano aproximadamente, para fazer essa tradução.

Jerônimo encontrou muitas dificuldades, para traduzir, porque muita coisa dependia do estudo da cultura de um povo, optando a tradução pelo método da exegese, método esse em que você faz um comentário histórico primeiro para em seguida dar o significado da palavra. Diferente da Hermenêutica que se limita ao sentido da letra. Bom mais ou menos algo assim.

Dentre essas dificuldades de traduções, havia uma que era a palavra “ESPÍRITO”. Pois todas as línguas e dialetos, falavam do espírito, dos espíritos, e como eram usados tanto para o bem como para o mau, a exemplo da palavra anjo e daymonion que também era usada para designar espíritos, depois tomou outra conotação.  

Jerônimo escrevia ao Papa constantemente, queixando-se da responsabilidade que lhe foi atribuída, e que se não fora por ordem dele, ele não tomaria tamanha tarefa para si. Bem como uma das dúvidas de Jerônimo, estava a palavra ESPÍRITO,  que ele não sabia se era espírito bom, ou mau. Recebendo autorização para usar a palavra “Santo”. Então Jerônimo traduziu assim: “Um Santo Espírito”, depois virou Espírito Santo que não é a mesma coisa. “Notem que ele usou o artigo indefinido “UM” que pode significar muitos, já o artigo definido  “ O”  Dá a idéia de um só.


OBS: Por Luiz Bamberg.... Ora, os espíritos somos nós quando passamos para o outro lado da vida e, nós somos eles quando reencarnamos (Nascemos em um novo corpo que se gera). Quando uma pessoa é boa, diz-se que ela é santa. Um santo espírito como Jerônimo traduziu inicialmente, significa, pois que é um espírito bom, ou como os espíritas chamam de espírito de luz, espírito superior, depende do grau desse espírito, que vai numa escala decrescente de 10 a 1 sendo os 1ºs. ( primeiros) os espíritos puros etc.
 
Luiz Bamberg,
 Pedagogo, Autor da monografia Inédita
“A Pedagogia do Espiritismo”, trabalho
Registrado na Universidade do Estado da Bahia
Uneb – Campus VII- Senhor do Bonfim Bahia



Um comentário:

  1. Esse mais tarde Sto. Jerônimo, que ficava na caverna para trabalhar seria para se isolar?

    ResponderExcluir