segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Peça Teatral Volta Seca – O Sentinela do Cangaço,

Peça Teatral Volta Seca – O Sentinela do Cangaço.

O que: Peça teatral “Volta Seca – O Sentinela do Cangaço”

Onde: Centro Cultural Ceciliano de Carvalho - Senhor do Bonfim

Quando: 15 e 16 de SETEMBRO

Horário :  20:00 horas

Quanto Custa : R$ 10 reais inteira e R$ 5 reais meia.

Classificação: 12 anos.

SINOPSE - Construída a partir de fatos verídicos, a peça “Volta Seca – O sentinela do Cangaço” é baseada na vida de Antonio dos Santos, considerado o cabra mais importante de Lampião.
A peça estreou no Teatro Xisto Bahia em Salvador, ficou em cartaz durante os meses de julho e agosto, agora chega á Senhor do Bonfim, com apresentações nos dias 15 e 16 de setembro (sábado e domingos) no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho  às 20h.Recrutado ainda criança por Corisco, Volta Seca foi testemunha ocular do primeiro encontro de Virgulino Ferreira e Maria Bonita, de batalhas sangrentas no sertão baiano e o único cangaceiro que ousou enfrentar Lampião.

O monólogo é encenado pelo próprio autor, o ator e diretor de teatro, o Bonfinense Edmar Dias (fundador dos Terapeutas do Riso), sob a direção de  Fábio Nieto Lopez (premiado no festival Mapa Cultural Paulista).
Dois encontros, duas encruzilhadas, marcaram a vida do personagem e pontuam a encenação: o encontro com Lampião aos 11 anos e a visão anos depois, de uma jovem freira que, como ele, amava a música: Irmã Dulce.

A narrativa é emocionante e surpreendente encontra seu clímax no episódio que encerraria sua vida no cangaço, abrindo caminho para o encontro futuro com a freira: o momento em que enfrenta Lampião.
Ao insistir em socorrer o cangaceiro Bananeira, ferido em combate, Volta Seca contrariou as ordens do capitão, que não viu outro jeito de assegurar sua autoridade no bando senão dar cabo do insolente. Avisado por Maria Bonita, o jovem cangaceiro, então com 14 anos, abandona o acampamento e acaba preso. Volta Seca é ainda o compositor das musicas do cangaço tais como: “Acorda Maria Bonita e Mulher Rendeira’’e personagem do romance Capitães da Areia de Jorge Amado.


          Att:SECULT/BONFIM
        SECRETARIA DE CULTURA
"GOVERNO CUIDANDO DA NOSSA GENTE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário