quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Condutores de animais de tração são beneficiados com ação do Projeto Carroceiros em Bonfim















A Secretaria de Agricultura em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito de Senhor do Bonfim (DMtrans/SEAP) promoveu na manhã desta quarta-feira (19), no Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), atividades do Projeto Carroceiros.
A ação reuniu cerca de 22 carroceiros que circulam diariamente entre as zonas rural e urbana do município fazendo transporte de cargas. O projeto consistiu na realização de exames veterinários dos animais de tração, principalmente burros e jumentos, além do cadastramento e da vistoria das carroças.
A veterinária da Seagri de Bonfim, Luciana Piton participou das atividades juntamente com o diretor da DMtrans, Dionilcio Barbosa e o presidente da  Associação dos Condutores de Veículos de Tração Animal de Senhor do Bonfim, Marinalvo Martins.
Luciana detalhou as atividades inicias do projeto: “Hoje estamos começando do zero, já havia um cadastro na prefeitura, mas alguns vendem a carroça, outros compram, então resolvemos em reunião trabalhar não só com os associados, mas com todos os proprietários de animais de tração. Vamos cadastrar cada proprietário, cada animal individualmente para ter controle dos dois. Isto é importante para sabermos quais as carroças regularizadas, quais as clandestinas, para atentar para o bem- estar dos animais, saber se eles têm condições de rodar ou não, caso não tenham vamos orientar o proprietário para tratá-lo até uma próxima vistoria que dirá se ele poderá ou não continuar trabalhando”.
Pensando na organização e na segurança dos condutores, dos animais e da comunidade em geral, a DMtrans emplacou e afixou fitas refletivas em todas as carroças vistoriadas. “A ideia de tentar ter um controle é para que a equipe possa acompanhar o condutor e em caso de maus tratos, avisar a secretaria de agricultura. Não temos na legislação de trânsito nada que possa penalizá-los, no entanto, nosso papel será de orientá-los a fazerem corretamente o percurso para evitar acidentes” – explicou Dionilcio Barbosa.
‘Temos que nos adequar’ – É a primeira vez que Senhor do Bonfim conta com esse tipo de organização junto aos condutores de animais de tração, atenção dada pelo Governo Municipal que tem sido satisfatória para a categoria como demonstra o presidente da associação, Marinalvo Martins: “A iniciativa tomada pela prefeitura está sendo importante para os carroceiros e também para o município por que estamos sendo legalizados, emplacados e vamos ser fiscalizados pela DMtrans. Teremos que obedecer a mão, a contramão, porque a carroça também é um veículo, não com motor, mas puxado por um animal. E é proibido nos proibir, temos é que nos adequar!” – concluiu.
 
Assessoria de Comunicação Social






Nenhum comentário:

Postar um comentário