sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Governo municipal e comunidade do Cazumba contam em cartilha uma história centenária


 Cajazeiras do Cazumba




O Governo de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Integração Social, juntamente com moradores do Cazumba uniram-se para registrar a história de uma das comunidades mais antigas do município. O resultado dessa parceria é a cartilha Cazumba 1 – 100 Anos de Resistência e Luta, uma História pra Contar.
Lendas, tradições, “causos”, poemas, cordel, a biografia de antigos moradores, fatos históricos e outras curiosidades compõem 22 páginas da revista, que teve a colaboração das Secretarias de Educação e Esporte, Administração, Cultura, da Academia de Letras de Senhor do Bonfim (Aclasb), do Hotel Novo Leste e da Cavepe para sua produção.
A revista – Foram confeccionados trezentos exemplares que devem circular principalmente nas escolas e bibliotecas municipais e entre moradores do Cazumba.
O fascículo foi apresentado extraoficialmente no II Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado ocorrido no dia 24 de julho, em Bonfim, como informou José Laércio Máximo da Silva, representante do povoado e um dos responsáveis pelo recolhimento dos documentos e das informações contidos na cartilha.
Uma comissão formada por 14 pessoas, dentre elas: professores, alunos e moradores do Cazumba, coordenadas pelo Presidente da Academia de Letras de Senhor do Bonfim, José Gonçalves do Nascimento, por José de Santana Salgado e Silvana Ozelina (que no início do projeto era secretária de Integração Social), realizaram por quase dois anos uma extensa pesquisa, na qual foram resgatados documentos que comprovam a origem do povoado, recentemente reconhecido remanescente quilombola.
Entrevistas e fotografias também contribuíram para a elaboração do projeto que será lançado no dia 4 de agosto, a partir das 17, no Cazumba.
“Eu acho muito importante esse registro. O Cazumba está revivendo a sua história desde o começo e isso é uma riqueza muito grande” – afirmou a Secretaria de Integração Social, Raimunda Almeida
Importante para o município – O prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado assina o editorial do fascículo. “Conhecer a história é passo decisivo para qualquer povo se apoderar na luta para a construção da sua cidadania” – escreveu o gestor.
No decorrer das páginas a história do povoado, que completou seu centenário em 2010, é destrinchada em detalhes. Vai desde a trajetória do casal Carlos Cardoso de Barros e Thereza Maria de Jesus que deram origem à localidade, até a apresentação do Hino do Cazumba, criado pelo imortal da Aclasb, Antônio Ferreira da Silva, mais conhecido como Durá, morador da localidade.
“A cartilha também é muito importante para o município, porque faz parte da história de Senhor do Bonfim” – enfatizou a assessora-chefe da Integração Social, Silvana Ozelina.  

Governo Cuidando da Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário